sábado, 27 de outubro de 2007

No dentista (2) - A dentadura emocional

Saiu uma senhora do consultório. O marido a esperava na sala de espera (o marido é o mesmo homem que foi ao vento e perdeu o assento - leia o post anterior a esse).
A senhora sentou-se, os dois conversam rapidamente e o marido levanta. Bate na porta do consultório, bem perto de onde eu estava sentado. Fala qualquer coisa para a dentista e aguarda. E recebe em seguida, sorridente, um guardanapo branco, com alguma coisa dentro. Guarda no bolso e senta novamente ao lado da mulher.
É o que você está pensando, sim. Era exatamente o que eu pensei na hora. Bingo! Ele pediu o dente que a mulher acabara de "perder" numa extração. A esposa queria o dente. "É meu, vou levar para a casa", é o que ela deve ter pensado.
Será que aquela senhora encara o dente como um filho que é arrancado de dentro dela e ela tem que levar para casa numa manta-guardanapo? Vai cuidar dele? Se ele tiver dor, vai levá-lo ao dentista? Quem cuida de dor de dente é dentista, certo?
Confesso que pouca coisa atualmente me surpreende, mas isso me surpreendeu. Principalmente depois de saber, pela dentista, que é muito comum isso acontecer. Muita gente que arranca o dente pede o dito cujo e leva.
Mas por que, meu Deus? Qual é a utilidade de um dente fora da boca? Um dente fora da boca é um peixe fora d'água. É só para guardar? Onde esse gente coloca o dente? Na gaveta? Na estante, para as visitas admirarem? ("Mas que molar bonito, hein!"). Elas dão de presente para alguém?
Será superstição? Apego a um "bem"?? Ou amor por um "ente querido"? O ente querido, quando nos é arrancado, nós deixamos no cemitério e ficamos com as lembranças. Pois tem gente que leva os dente para casa. Será que eles são velados?
São mistérios difíceis de serem explicados. E eu não estou aqui para patrulhar ninguém. Quem quiser continuar com seus dentes, mesmo fora da boca, que continue. Um, dois, três, quatro, não tem problema. Cada um tem o direito de ter a sua dentadura emocional. Nos arrancam tanta coisa, tanta coisa que a gente queria levar para casa e guardar na gaveta, na estante, no coração...
Por isso, não cabe aqui nenhuma condenação a quem leva os seus dentes para casa. Algum sentido deve haver. Alguma utilidade deve existir.
Uma vantagem é clara: um dente fora da boca não precisa ser escovado. Menos despesa, né?




sexta-feira, 26 de outubro de 2007

No dentista (1) - O conflito que não aconteceu

Foi muito rápido, uma fração de segundos. Acompanhei tudo sentado na sala de espera do dentista.
Uma senhora entrou com a filha adolescente (bonita, por sinal) e foi direto ao balcão. Simultaneamente um senhor levantou-se para escolher uma revista na mesa de centro da sala. Mãe e filha voltam do balcão e passam por trás do senhor. E a filha senta exatamente no lugar onde estava o senhor. Ao virar-se, com a revista Ana Maria na mão (escolheu bem, hein!?), o homem disparou aquele olhar bovino. Estarrecido, escolheu outra cadeira e se acomodou com olhar de poucos amigos.
Dois minutos antes disso tudo, um senhor gordinho havia feito a mesma coisa. Escolheu duas revistas e sentou-se. Começou a ler uma e deixou a "Ti Ti Ti" (só revistão!!) ao lado. Quem passou a mão na "Ti Ti Ti" do gordinho? A mesma garota que havia acabado de sentar na cadeira do outro. A mãe, ao lado, "acobertando".
Já com os dois crimes consumados, teve uma hora em que os dois homens se olharam. Fiquei nervoso. Estariam combinando o ataque? Meu Deus, os dois vão agredir essa menina sem anestesia e motorzinho, imaginei. A menina entraria no consultório já sem o dente. Que cena! O que a dentista ia fazer? Só restaria jogar aquele bafo quente (não o da dentista, mas daquele instrumento), depois o jatinho de água e falar "cospe, minha filha". Mais nada. Nem a consulta ela ia pagar.
Mas nada disso aconteceu. Foi tudo exagero do meu espírito, influenciado por esse clima de guerra no qual vivemos. Ainda bem que a adolescente contou com a compreensão de dois homens que tinham idade para ser seu avô. Pessoas de bem, pacientes, que entendem os jovens.

Saí de lá com duas certezas. A primeira é que ainda existe gente compreensiva, que descarta uso da violência, que ama o próximo. A segunda é que quem merece um chega para lá, de verdade, é o (a) "mala" que escolhe as revistas do consultório. Só revistão!


Rebouças, tô contigo!

Já tem gente tão empolgada com o trânsito bom em alguns pontos da zona sul que alguns engraçadinhos começam a colocar as manguinhas de fora. Estão propondo fechar todas as bocas do Rebouças e dar ao túnel outra utilidade. Coisa de gente ingrata.
O que fazer com o Rebouças? Já estão surgindo as primeiras sugestões:

- Estacionamento
- Centro cultural
- Loja da Daslu
- Pista de Skate
- Parque temático
- Presídio

- Restaurante a um real
- Supermercado
- Depósito de carro rebocado pela CET Rio
- Ciclovia indoor
- Sauna (???)
- Acampamento do MST (mas só quando o túnel ficar sem terra)
- CT do Botafogo
- Casa de espetáculos
- Estádio do Flamengo
- Sex Shop (?!?!?!!?)

Quero dizer uma coisa para essa gente sem coração, que já quer dar as costas a quem já nos quebrou tanto galho: nós só damos valor às coisas quando as perdemos, viu? E na vida a gente paga caro pela ingratidão. E ela nos dá o troco. É como num túnel: o que vai, volta.
Vou parar por aqui, pois fiquei até emocionado e já está difícil escrever.
Rebouças, um abraço para você, amigão. Tô contigo!



quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Arma letal contra o mosquito da dengue

Ouvi hoje, no rádio do táxi, o jingle da Banda Calypso para a campanha contra a dengue, do Ministério da Saúde.
E garanto: pela primeira vez o combate ao mosquito começa no jingle. É a arma mais poderosa já usada contra o inseto.
Se eu escutei aquilo e tive náuseas, imagine o mosquito, "tadinho".
Tem “Aedes Aegypti” comprando fone de ouvido.

Chega a ser covardia.

E ainda corrremos outro risco: é o carro do fumacê colocar essa coisa para tocar e o povo sair atrás pensando que é trio elétrico.



quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A irmã do Buda

A cidade em polvorosa, todo mundo tenso e nervoso com o caos no trânsito, a terra cobrindo a entrada do Rebouças, pivete assaltando no engarrafamento, chuva sem parar. Enfim, um quadro no qual é impossível relaxar e ter bom humor. Pois ao meu lado, no metrô, uma senhora lia "Introdução à Sintaxe da Língua Portuguesa". Lia com uma satisfação que me encheu de esperança!
Essa ninguém tira do sério. Nunca mais, nunca. Fiquei esperando para ver se ela não ia sair levitando pela estação Botafogo.

Apocalipse Now!!!!

O mundo está acabando! É muita coisa doida ocorrendo ao mesmo tempo!

1. Romário virou técnico
2. Malibu virou local de desabrigado
3. Fechou o Rebouças
4. Roubaram o óculos da estátua do Drummond
5. O Corinthians pode cair para a segundona
6. A Kibon fez recall do Cornetto

O que mais pode acontecer de absurdo, gente? O Waldir Pires voltar para o Ministério da Defesa? A Miss Brasil ficar gripada? O Kaká falar palavrão???
Xô, baixo astral!



Qual será o próximo??????????

No ano passado foi feito o recall do Toddynho.
Agora foi anunciado o do Cornetto, por causa da presença de glúten na casquinha.
Qual será a próxima notícia ruim que vamos receber??
Já tem gente com medo de que tenha alguma coisa errada com a Bala Juquinha.
Duvido! Por essa eu ponho a minha mão no fogo!!

Surge um novo ditado

O povo carioca, tão sofrido e criativo, está sendo obrigado a reformular um velho ditado.

Agora é "HÁ UM MONTE DE AREIA NO FIM DO TÚNEL".

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Wpxvxbnznzgvaczxvbcsrtysjjsklnsvcsffs

Deu na coluna do Ancelmo Góis (O Globo) desta terça-feira.
Vocês viram o nome da ministra alemã que esteve na reunião do Banco Mundial??
WIECZOREK-ZEUL
Parece filha da Baby Consuelo Alemã.

Professor Romário (2)

Pegou mal para o pessoal do Copom (Comitê de Política Monetária), hein?! É a turma que manteve a taxa de juros na semana passada, quando todo mundo esperava uma redução. Que gente mais conservadora!! Até o Eurico é mais ousado do que eles...
Se o Copom indicasse o técnico do Vasco o Antônio Lopes já teria assumido.


Professor Romário (1)

Depois que o Baixinho foi nomeado técnico do Vasco, já tem defensor do Renan Calheiros exigindo a volta do senador ao trono.
- Ah, se o Romário pode ser técnico, o Renan pode voltar a presidir o Senado! Pode tudo! - argumentam os "Renanzetes".
Tá vendo o que você fez, Eurico? Quem não sabe brincar, não brinca! Tô de mal!!!


Um Brasileirão para reflexão

Eu tenho um grande amigo que costuma dizer que o futebol brasileiro é a segunda divisão do mundo. É duro aceitar, dói no coração, mas ele tem uma certa razão. É só olhar para o atual Campeonato Brasileiro.
Desde já adianto que tenho o maior respeito pelos profissionais e pelos clubes que vou citar. A intenção não é menosprezar e diminuir quem quer que seja, mas tão somente mostrar que nossos parâmetros podem estar, perigosamente, mudando.
Sempre nos orgulhamos do equilíbrio no nosso "certame". Pois estamos cada vez mais equilibrados por baixo. Perigosamente por baixo.

Vejamos:

1. O artilheiro do Campeonato Brasileiro é Josiel, do Paraná, com 18 gols. O seu coração balança pelo Josiel?


2. O São Paulo tem 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Vai ganhar o título com o pé nas costas. E com toda justiça!!. Pergunto: o time do São Paulo é uma máquina de jogar futebol? Em tempo: o Tricolor é um baita clube, eu gosto do time do São Paulo, é um bom time, com um belo treinador. Eu só perguntei se é uma máquina.

3. O vice-líder do campeonato, o Palmeiras, era (com o perdão pelo termo) esculhambado por torcida e imprensa até bem pouco tempo. Pouquíssimo tempo. E Caio Júnior só não foi crucificado porque o fornecedor não entregou a madeira e a cruz não ficou pronta a tempo.

4. André Lima jogou sua última partida pelo Botafogo no dia 22 de agosto, há dois meses. E ainda está na terceira colocação na artilharia, com 12 gols, ao lado de Dodô.

5. Paulo Baier, do Goiás, desequilibra no Campeonato Brasileiro. Digo isso com todo respeito ao Paulo, que é um bom jogador.

6. Eis a lista dos onze primeiros artilheiros brasileiros do Brasileirão neste momento (Acosta, do Náutico, é uruguaio): Josiel, André Lima, Dodô, Paulo Baier, Thiago Neves, Carlinhos Bala, Alecsandro, Kleber Pereira, Leandro Amaral, Guilherme e Roni. Dos onze, quem você indicaria para o Dunga? Indicação de amigo, ok?

Pausa para reflexão.

Oremos.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Um sonho difícil

O movimento On Voice, que luta pela paz entre Israel e Palestina, quer que os dois países sediem juntos a Copa do Mundo de 2018.
Já existe até um site (
www.goal2018.org), no qual você pode assistir o vídeo da campanha.
Não é uma má idéia. Mas a execução (sem duplo sentido, por favor) seria complicada.
E se na primeira reunião do comitê organizador alguém sugerir um muro no meio da mesa? Vai complicar, né? Sem contar que só a discussão sobre onde seria a decisão poderia acabar numa enorme confusão.

Uma baliza em cada território resolveria o problema?????? Sei lá!!
Haja trégua para organizar essa Copa!
E não vai faltar brasileiro engraçadinho para sugerir que a Argentina fique na Faixa de Gaza...

domingo, 21 de outubro de 2007

Hei de torcer, torcer, torcer...

Lewis Hamilton não torce pelo América. O inglês deve ser Arsenal, Chelsea, Tottenham, sei lá. Mas não é Ameriquinha, conforme alguns maldosos já começam a espalhar por aí.

Alonso: um dia de Fúria!

Fernando Alonso é um grande piloto, é bicampeão do mundo e sua qualidade é indiscutível. Mas hoje ele lembrou a sua Espanha em Copas do Mundo...
Quando você pensa que a "Fúria" vai, ela queima a nossa língua...E hoje em Interlagos, mesmo com Lewis Hamilton fora de combate, o espanhol não conseguiu levar o título.
Sabemos que na Fórmula 1 o piloto depende de uma série de coisas para ganhar, mas foi uma amareladinha, né?

Um campeão que não mostra os dentes

A Ferrari não incluiu no contrato do Kimi Raikkonen que ele deveria vibrar muito e sorrir em caso de conquista do título. Por isso o "Homem de Gelo" estava com aquela cara no pódio. Já se cogita uma alteração contratual. Vamos ver se ele vai topar, né?
Para vocês terem uma idéia, até o Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo, estava mais alegre.

Vocês já repararam...

...como o Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1, está parecido com a velhinha de "A Praça É Nossa"?????
É aquela que ouve muito mal e diz "Olá, meu amiguiiiiiiiiiiiinho!!!"