sábado, 23 de fevereiro de 2008

Comê-lo ou não comê-lo? Eis a questão...

PARATY (RJ) - Aqui em Paraty é vendido um chocolate argentino: HAMLET (aliás, a cidade está cheia de argentinos e outros gringos). Para que você não fique em dúvida ou se sinta culpado por comer o chocolate e suas calorias, a caixa onde ficam os tabletes traz um apelo irresistível. Um slogan-filosófico-comportamental:

"TU INSTINTO NO SE EQUIVOCA"

Jamais!!!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Eu tinha medo de Rubens de Falco

PARATY (RJ) - Acabo de ler na internet que morreu hoje em São Paulo o grande ator Rubens de Falco.
Confesso: eu tinha medo de Rubens de Falco.
Ainda criança eu vi pela primeira vez a novela "Escrava Isaura" e o malvado Leôncio fazia barbaridades.
A confissão fica aqui como humilde homenagem a um grande ator que nos deixou.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O Renato Russo da Stock Car

As declarações dele vão transformar a Stock num faroeste caboclo...

Quem é que vai parar com isso????

PARATY (RJ) - Em cada esquina do centro histórico de Paraty tem uma barraca de doces. Cada doce mais histórico do que o outro...
Alguém tem que tirar essas coisas daqui, pelo amor de Deus!!
Eu resisto. Firme. Sou forte.
A cocada me olha e eu digo: "Você é filha do demônio com o coco. Vade!!".



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Estive envolvido em lavagem de dinheiro

PARATY (RJ) - Há dois meses, mais ou menos, confesso, lavei dinheiro.
Perdi 20 reais esquecidos no bolso da bermuda. Foram triturados pela máquina de lavar.
É o que acontece quando pobre lava dinheiro.
Falta know-how.


A inspiração de Al Capone

PARATY (RJ) - Hoje fui a uma lavanderia aqui em Paraty. Ao chegar perguntei o preço e a moça disse: "O cesto é dezesseis reais. Pode ter até 16 peças". Se você levar uma meia, dezesseis reais. Se você levar 16 peças, custará o mesmo preço. Curioso e interessante para "certas" operações financeiras.
Na Chicago dos anos 20, Al Capone precisava justificar o dinheirão que estava ganhando fora da lei, principalmente com contrabando (no auge da lei seca, ele fez fortuna no mercado paralelo de bebidas). Dinheiro ilegal, que não poderia ser incorporado à movimentação financeira do mafioso sem uma justificativa. E assim ele começou a abrir lavanderias.
Por que lavenderias? Por se tratar de um ramo de negócio no qual a relação entre custo e lucro não é clara, o que torna difícil e subjetiva a fiscalização. Com uma determinada quantidade de sabão eu lavo uma ou dez camisas. Posso dizer que lavei só uma ou posso dizer que lavei milhares.
A dificuldade para se medir a relação entre custo e lucro permitia ao mafioso justificar o dinheiro ilícito como sendo, "na verdade", lucro das suas lavanderias. Como provar que isso não era verdade? Difícil.
Nascia aí a expressão "lavagem de dinheiro". Al Capone lavava o dinheiro sujo nas suas lavanderias.
Outros ramos de comércio, com o mesmo grau de subjetivismo na demonstração de resultados também são utilizados para esse tipo de operação, como hotéis e restaurantes. O noticiário é farto sobre o assunto.

Você sabia????????

PARATY (RJ) - No calçamento pé-de-moleque do centro histórico de Paraty as ruas tem uma leve inclinação (pelo menos a maioria delas). São inclinações dos dois lados e exatamente no meio delas há uma fileira de pedras retas. Deu para entender??? Os lados são inclinados, mas o meio da rua é retinho da silva. Por isso, inclusive, muita gente prefere andar por essas pedras do meio, pois ali a circulação é menos acidentada.
Nasceu aí a expressão MEIO-FIO, que está, literalmente, no meio da rua. Não é como na expressão com a qual nos acostumamos, "moderna", que serve para denominar o fim de uma calçada. O meio-fio da expressão moderna não está no meio.
Joio&Trigo em seu momento telecurso.


Armadilhas históricas

PARATY (RJ) - Já estive aqui outras vezes, mas não adianta: andar no centro histórico de Paraty não é para qualquer um. É um esforço diário para não pagar mico. Vejo mulheres de salto alto desafiando o calçamento pé-de-moleque. Suicidas.
Ontem uma senhora ficou parada um tempão, sem exagero, para decidir em que pedra deveria pisar. Escolheu errado e quase caiu.
Aqui você entende porque é tão importante saber o caminho das pedras.


Perfume de mulher

PARATY (RJ) - Ontem cruzei com uma moça aqui em Paraty. Daquelas para as quais se entrega a vida. Como se não bastasse isso, ainda havia o perfume...
Eu cruzei com ela, fui até o final da rua fazer não sei o quê e voltei. O perfume ainda estava lá, tomando sorvete.
Desgraçada.
(isso foi um elogio)


Até o Fidel já saiu...

E o Cuca não tira o Renato Silva do time titular do Botafogo...


Concorrência saudável e responsável

PARATY (RJ) - A avenida principal de Paraty, a Roberto da Silveira, é um festival de farmácias. E à noite elas penduram uma tabuleta na porta informando aquelas que estarão funcionando de madrugada.
Isso não deveria ser obrigatório em qualquer lugar??