sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Sportv Repórter: a cidade e o Pan

Tive o prazer de participar da produção do programa que vai ao ar neste sábado, dia 11, às 21h30min, no Sportv (canal 39).
O Sportv Repórter vai abordar a visão de pessoas comuns sobre o maior evento esportivo já realizado no país.

Chico, o pretinho

Pretinho esteve aqui agora na locadora-lan-house-cheia-de-filme-chato. Descobri o nome dele: Chico.
Chico sabe que é meu último dia aqui em Conservatória. Veio abanando o rabo, colocou as duas patas em cima de mim e se despediu. Deixou o cartão dele. É sócio da locadora (tem 20%).
Eu já desconfiava.

Camisa politicamente incorreta

Uma loja em Conservatória vende camisetas, algumas com mensagens politicamente incorretas. Uma delas clama aos céus:
- "Senhor, recebe minha sogra com a mesma alegria que estou lhe mandando".
Outra:
"Não me encare como chefe. Apenas como um colega que tem sempre razão".

Café da manhã no córner

Hoje de manhã estive no imponente estádio do Conservatória Futebol Clube. Entro pela portãozinho de ferro e me deparo com a seguinte cena: exatamente na marca do córner, um bezerro mamava na sua mãezinha, dona Vaca. Tirei foto, mas a máquina não é digital e vai demorar para o "Joio&Trigo" receber essa imagem. Fica a expectativa criada, é bom para o marketing do blog.
A vaquinha lá estava, paradinha, naquela posição de quem vai bater o córner com o pé trocado. O filho mamava com vontade, como deputado no Congresso. E a mãe comia calmamente a grama do estádio. Comia com satisfação, como se fosse o tapete de Wembley.
Me aproximei para tirar a foto, mas, nas duas vezes que cheguei mais perto, o bezerro interrompeu a mamada e me olhou como o Edmundo olha para o Caio Júnior quando é substituído.
Achei melhor manter distância e fiquei atento.
Um marcador atento não toma drible da vaca.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Revelações de Dasailly

Marc Desailly, que brilhou no Milan e na Seleção Francesa, deu ótima entrevista à revista Invicto. E nela fez uma revelação surpreendente: a seleção francesa vibrou quando o Brasil eliminou a Holanda na semifinal da Copa de 98. Não que os franceses achassem o Brasil uma moleza (acabou sendo...), mas, naquele momento, segundo o ex-jogador, a Holanda seria um adversário mais difícil de ser batido.
Desailly foi franco também ao analisar o desempenho da França na Copa na qual se sagrou campeã, em casa:
- Não tínhamos o melhor time. Holanda, Brasil e Argentina eram melhores. Só nos tornamos uma grande equipe, de fato, após 1999.

Contatos imediatos com a seresta

Vivendo a aprendendo. Conservatória também é centro de ufologia. Tem gente que se mudou para cá e diz que já viu "luzes". Dizem que é por causa do solo de quartzo. O negócio é sério: existe até projeto de um museu na cidade.
Amanhã, sexta-feira, é dia de seresta por aqui. Quem sabe não encontro um marciano daqueles, verdinho, numa mesa num fundo de bar...Aqueles olhinhos pequenos já vermelhinhos após a oitava cerveja, e ele lá, solitário, cantando baixinho:
- Quem me vê assim, cantando/Não sabe nada de mim/Dentro de mim mora um anjo..."


Qualé, Cuca!

Cuca, meu filho, o que está acontecendo com o seu Botafogo? Bastou chamar o jogo contra o São Paulo de "decisão do primeiro turno" e o seu time entrou em pane?
A equipe esteve descontrolada do primeiro ao último minuto. Nervoso, irritado, errando passes em demasia, um time apavorado. E para o São Paulo era só mais um jogo do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Só isso. E era só isso mesmo.
O time do Botafogo tem um peso a mais para carregar nas costas até o fim do campeonato: provar que não é um time amarelado. E o retrospecto, até agora, infelizmente, confirma a tese.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O Pretinho é Pretinha

Voltou o Pretinho. O cachorro. Enquanto atualizo o blog ele está beijando o vira-lata de ontem, o mesmo que ele veio buscar aqui. Na boca. E tem senhora passando com menino e menina aqui, voltando do colégio.
E eu achando que os dois tinham ido atrás das cachorras ontem.


Granada em Valença!

Hoje estive em Valença. De Conservatória até lá, uma hora de ônibus numa boa estrada de terra (melhor do que muito asfalto por aí...). E o cenário é lindo.
Ao chegar, tive uma surpresa: a praça principal ainda estava toda decorada com as bandeiras dos países participantes do Pan (tinha bandeira de São Cristovão e Névis e de Granada em Valença!!).
Não deixa de ser surpreendente e é uma prova de que a competição, de alguma forma e apesar dos problemas, tocou e mobilizou muita gente.

Leitura em Conservatória

Saiu a Playboy da Siri.
Comprei para ler a entrevista do José Dirceu.
Amanhã ou depois, darei detalhes.

Lá vem ele de novo...

Aquele cachorro pretinho, que ontem veio chamar o outro vira-lata e o levou para o mau caminho, acabou de entrar aqui na Lan-House-Locadora-de-filmes-cheia-de-filme-chato.
Veio cheio de amores, lambeu meu joelho, me encarou com ternura, "olhos nos olhos, quero ver o que você faz", cheio de intimidades.
Eu, hein! Te conheço? Tenho cara de osso?
Já foi embora. Cheio de amor para dar.
Cachorro em terra de seresta é assim mesmo.
Saiu daqui latindo "Sentimental eu sou/Eu sou demais".

O verso

Não existe melhor lugar para reativar a seção "O verso" do que Conservatória. Pois num dos bancos da cidade estão gravados aqueles que já foram considerados os mais belos versos da MPB. De autoria dos mestres Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho. O nome da música é "A flor e o espinho".

"Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor"

Os verso são tão bonitos e ficaram tão famosos que, de certa forma, ofuscaram a sequência da música, igualmente antológica.

"Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor"

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Bom exemplo

A torcida Urubuzada, do Flamengo, está fazendo campanha para doação de sangue ao INCA (Instituto Nacional do Câncer). Iniciativa exemplar e que merece todos os aplausos do mundo.
Uma atitude que deveria ser imitada por outras torcidas, principalmente aquelas que se preocupam mais em tirar sangue dos outros em brigas lamentáveis.

Jogo de baralho

Como os oito leitores desse blog já sabem, estou em Conservatória. E a televisão da pousada tem parabólica. Coisa chique.
Pois ontem, segunda-feira à noite, depois de conseguir jantar no único restaurante aberto da cidade, voltei aos meus aposentos. E ao zapear (lindo verbo) encontrei algo inacreditável: a parabólica capta a TV Diário, do Ceará! Pois a TV Diário transmitia, numa segunda-feira à noite, a fase final da SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO CEARENSE. O prélio: Boa Viagem x Crato (o técnico do Crato é o Daniel Frasson. Lembra dele??????). O Crato ganhou por um a zero.
Rolava o segundo tempo (quem mandou jantar?!?! Perdi a primeira etapa...) e o grito de um jogador do Boa Viagem é captado com todas as vogais e consoantes pelos potentes microfones da TV Diário:
- CARALHO!
Diante do inevitável constrangimento, segue a sequência de intervenções: a primeira, do narrador; a segunda, do comentarista.
- Esse tipo de coisa poderia ser evitada.
- O rapaz gosta de jogar baralho, né?
Pano rápido.

Notícia fresquinha de Conservatória

19h44min: estava eu começando a escrever outra coisa aqui nos terminais de internet de uma locadora de filmes em Conservatória, quando entrou um imenso vira-latas e sentou-se ao lado da bancada dos filmes nacionais, na última prateleira, perto do chão (questão de mercado). Mais especificamente, ao meu lado. Acima da cabeça dele, Luana Piovani sorridente na capa da caixa de "O casamento de Romeu e Julieta". Ele nem olhou para ela.
Pela segunda vez ele me olhou lambendo os beiços. Espero que alimentem bem os cachorros daqui. Quase oito da noite, deve ser hora do jantar. Do dele.
19h49min: entra um outro, pretinho, fala qualquer coisa no ouvido dele e os dois saem.
Vão pra "night", com certeza. Se tem cachorro, deve ter cachorra aqui também.

Agora já era...

Você não está em Conservatória? Pois então perdeu...
Ontem, no simpático Conservatória Futebol Clube, aconteceu o Baile do Cafona.
Também perdi. Só vi hoje o cartaz de cartolina verde, feito com pilot azul, na porta do clube.
Faltou divulgação. Isso mata um evento.

Cardápio estranho

Ontem havia UM restaurante aberto em Conservatória.Oito e meia da noite. Quem manda se hospedar no interior em agosto?? Em agosto até os fantasmas vão para Caldas Novas, fazer curso de canja, mergulhados naquelas piscinas quentes, o que nem permite usar a denominação "cidade-fantasma".
UM restaurante aberto. Com a fome que eu estava, fiquei tão feliz ao descobrir o estabelecimento que quase cumprimentei o dono com um "boa noite, seu Rogério Fasano".
Era humilde, mas limpinho. Percorri o cardápio e escolhi um filé aperitivo (não era hora de inventar...). Veio bem feitinho, honesto, sem deixar seqüelas.
Mas o que me intrigou foi o último item do cardápio: "pedaço de carne: R$1,50".
Como assim, PEDAÇO? Não é um bife, não é uma porção. É um pedaço! As pessoas compram para oferecer aos cachorros? (aliás, como tem cachorro de rua em Conservatória). É isso??
Preferi não perguntar. Melhor assim.
Agora, tem uma coisa: dependendo do pedaço...sei não...R$ 1,50? Tá caro.

O Lobisomem sem relógio em Conservatória

Estou em Conservatória, cidade das serestas, para uma semana de folga. Aqui cheguei em busca de paz e poesia (bonito isso, hein? Gastei uma frase dessas num blog vagabundo...).
É agosto, baixa temporada...e a simpática cidade está vazia.
Ontem saí para jantar às 20h30min (isso lá é horário de jantar?)e nos 15 minutos de caminhada até o centro da cidade vi três pessoas e um lobisomem, que me perguntou as horas (isso lá é hora de lobisomem estar na rua?). Respondi, ele ollhou para o céu e falou baixinho, desanimado: "Vou para casa ver Tela Quente". Mudou o mundo ou mudaram os lobisomens?

No meu trajeto de retorno á pousada-que-fica-numa-ladeira (boa pousada, mas não cito o nome, pois merchandising é pago) fui citado numa conversa entre dois cachorros. É, citado... Eles não latiam para mim, eles latiam um para o outro depois de me olhar. Nunca tinha visto isso antes...Imagino o que falavam: "olha lá, lá vai o otário, com frio, subindo essa ladeira...boa noite, seu merda, vai se f...". Deve ser isso que dois cachorros "falam" de um homem.
Acho que o lobismem ligou para eles, do celular, e avisou: "Ó, o homem tá subindo". Triste fim de um lobisomem: virou X-9 de um poodle e um vira-latas. Vai ver "Tela Quente", vai. Você merece, peludo!