sábado, 9 de fevereiro de 2008

Sassaricando, a ópera do Rio de Janeiro!

Depois de muitos anos voltei ao lindo Teatro Carlos Gomes. O motivo: "Sassaricando - e o Rio inventou a marchinha ", o musical de Sérgio Cabral e Rosa Araújo. Em cena seis grandes cantores: o meu amigo Pedro Paulo Malta (botafoguense ainda por cima...), Eduardo Dussek, Soraya Ravene, Ivana Domenico, Alfredo Del-Penho e Juliana Diniz.
"Sassaricando" é a nossa ópera, a ópera do Rio de Janeiro! É simbólico que ela esteja sendo encenada na Praça Tiradentes, hoje, infelizmente, mais um cartão postal do descuido, dos muitos cometidos nessa cidade.
O espetáculo é imperdível. Um passeio no universo das marchinhas que, felizmente, ainda são um foco de resistência da cultura popular brasileira. Não morrerão nunca. Amém.
São 89 músicas, um panorama da produção de gênios como Braguinha, Nassara, Luiz Noel Rosa, Luiz Antônio, Miguel Gustavo, Ary Barroso, João Roberto Kelly, Max Nunes, entre tantos outros.

As letras são saborosas, verdadeiras aulas de história e sociologia. Nenhum livro didático contaria melhor como eram a sociedade e os seus valores. Como nossos pais e avós eram felizes. E sabiam.
Algumas das marchinhas de "Sassaricando" trazem o conhecido recurso do duplo sentido, muito utilizado por vários compositores. Bem utilizado, é bom frisar. Malícia com classe, que não machuca ninguém. Um bálsamo nos dias atuais onde duelo é "politicamente correto" x "Dança do Créu". Briga idiota, empate técnico com sabor de derrota.
Bandeira branca, eu peço paz!
Ah, nunca é demais lembrar: "Sassaricando" tem efeitos especiais, sim - tem gente que não sai de casa se a peça ou o filme não tiver um "efeito especial". É fácil localizá-los: estão na platéia, na emoção de cada voz que canta junto com os artistas. E sobretudo nos sorrisos de cada um dos seis cantores listados acima. É um espetáculo feito por gente que sabe o que canta. Gente que sabe o que diz e o que faz.
O musical termina com "Cidade Maravilhosa", de André Filho. Uma espécie de cordão umbilical dos cariocas com o Rio de Janeiro. Um hino que nos faz bater no peito e dizer "daqui não saio, daqui ninguém me tira". A solução somos nós mesmos, não podemos esperar que ELES nos salvem. Todo mundo leva a vida no arame, não tem jeito. Mas temos que continuar brigando pelo nosso jardim florido de amor e saudade.
Se não um dia, a casa cai.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Pergunta que não quer calar...

E a estátua do Baixinho, Eurico?
Vai mandar para a Gávea?


Plantão médico

Eurico Miranda está precisando, com urgência, de um remédio contra queda de técnico!!
Mas que não seja doping, por favor!!
É só entregar em São Januário.



Como diz o ditado...

O Eurico não era amigo do Romário?
O Romário não chama os amigos de "peixe"???
Peixe morre pela boca...


A solução de todos os problemas (3)

Forças ocultas revelam: após a saída de Romário, Eurico chegou a pensar em Mestre Laíla para assumir a equipe cruzmaltina. Não houve acerto, pois Mestre Laíla queria jogar também, mas o Eurico queria ele só para chefiar a comissão técnica.
Nenhuma das partes confirma o teor das conversas.
Mestre Alfredo Sampaio está confirmado. Boa sorte para ele.


A solução de todos os problemas!!! (2)

Tem gente espalhando por aí que o governador Sérgio Cabral Filho pode convidar Mestre Laíla para ser o comandante-geral da PM.
Duvido que ele aceite. O problema de harmonia é muito sério e já vem de outros carnavais....


A solução de todos os problemas!!

Seja Hilary, seja Obama, já está definido: o Partido Democrata vai fazer uma proposta irrecusável para Mestre Laíla, diretor da comissão de carnaval da Beija-Flor.
Restará ao Partido Republicano tentar o Paulo Barros, mas acho que esse negócio de alegoria humana não vai convencer o eleitorado americano, não...


Orkut é bipolar

Mensagem que apareceu quando eu tentava entrar no orkut, há poucos minutos.

"Erro. Infelizmente, o servidor do orkut.com se comportou de forma inesperada. Esperamos que ele volte ao seu estado normal quando você tentar novamente em alguns minutos".



Eurico x Romário

Um malandro que se acha muito malandro só é malandro até encontrar alguém mais malandro do que ele.
Aí a casa cai...


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Você já se fantasiou de ampulheta???????

Eu não ia comentar o assunto. Mas não resisto. No último domingo a Revista do Globo publicou o tradicional horóscopo. Quase sempre eu não leio, mas desta vez eu li. E encontrei uma grande surpresa: sugestões de fantasias! Sugestões de acordo com as condições astrológicas, é claro!!!
Confesso que algumas sugestões me deixaram preocupado. Outras me deixaram chocado. Veja as mais "interessantes", por signo. Se você não seguiu a indicação, tome coragem no ano que vem!

Sugestões astrológicas de fantasias:

Áries - Explorador, pirata, pistoleira (???), indígena (é um índio cadastrado), viking.

Touro - Qualquer arranjo bonito de biquini enfeitado (????????), dançarina de cabaré.

Gêmeos - Adolescente (????), repórter (vá sem dinheiro), estudante, comadre (???), fadinha, maratonista.

Câncer - Estrela do cinema (???), milionário (???), duende, saci-pererê (mas não leve isso muito a sério, por favor), gênio da lâmpada.

Leão - Rei Momo, imperatriz, leão ou pantera (oh, dúvida cruel...).

Virgem - Mago (uma máscara de Paulo Coelho), sacerdote (???), padre.

Libra - Esposa (alguém pode explicar????), amante (?????), marido (pode ser a mesma dos vikings), casal (como é que alguém se fantasia de casal???), gato de praia (????????), top model, vênus de milo, galã de novela (????????).

Escorpião - Vampiro, mafioso, bicheiro, mulher fatal (uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), heróis (quais?).

Sagitário - Jogador de futebol, de vôlei ou sábio(???????).

Capricórnio - Ampulheta (como é isso??????? deve ser um cinto muito apertado na cintura....mas muito apertado mesmo, ok?), vovó, eremita, monge, cavalheiro ou madame (????????)

Aquário - Astronauta, cientista maluco (???), relâmpago (meu Deus!!!!!!!), CD (cd???????? com buraco no meio?????), computador (se for alguém muito pequeno, laptop...), amante virtual ou qualquer coisa que choque (EU JURO QUE ESTÁ ESCRITO ISSO...)

Peixes - Sereia, pirata, poeta (???), mendigo, cigana, arraia (????????????????????), alga (?????????), palhaço, lula (assim, lado a lado, eu achei provocação gratuita...)

E aí?? Qual é aquela que cai bem em você???????

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Os cachorros de Penedo

PENEDO (RJ) - São quatro. Andam o dia todo, sempre juntos. São muito unidos. Não latem, não mordem.
Só supervisionam. No fim do dia devem fazer um relatório, imagino.
Gente séria.


Encontros com Vinicius de Moraes (6): os críticos

"Os críticos são uns frustrados. Eles têm mau hálito no pensamento"

(entrevista ao diário "O Jornal" em 1973, publicada no livro "Encontros", da Azougue Editorial)


Encontros com Vinicius de Moraes (5): felicidade

"Felicidade é o equilíbrio no fio da navalha. O ser humano que não se corta não pode ser feliz. É o tal negócio da ratoeira. O queijo está lá, o queijo é a vida (...) Mas se você não morde, a ratoeira te cai em cima. Quer dizer, a gente tem que deixar os pedaços por aí, né? Mas tem que comer o queijo. Isso é fundamental".

(entrevista ao Pasquim em 1969, publicada no livro "Encontros", da Azougue Editorial)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Encontros com Vinicius de Moraes (4): um conselho

"Mãe Menininha do Gantois uma vez me disse: Meu filho, não pense no fim, não. Pense no começo das coisas, porque do fim ninguém sabe".

(entrevista à revista Desfile em 1973, publicada no livro "Encontros", da Azougue Editorial)


Acadêmicos do samba da Vila

Tudo bem, tudo bem, eu sei que o samba da minha Vila Isabel é a união de dois sambas...
Mesmo assim, alto lá: DEZ COMPOSITORES?
Dá três versos por compositor, mais ou menos...
Isso é uma parceria ou uma ONG??

Ah, pode tudo!! É carnaval!!

Rogéria como Dona Maria Louca no desfile da São Clemente?
Pode, sim! Qual é o problema??????????
O Edson Lobão não virou ministro?????? Não estão chamando o Botafogo de "carrossel"??
Pode tudo!!!!!!!


Novo método de seleção do governo

Fiquei sabendo que uma das participantes do Big Brother foi para o paredão porque teve a infelicidade de atender o telefone. Era uma espécie de sorteio macabro e lá se foi a moça para o paredão.
Agora em Brasília já se comenta que é dessa maneira que o Lula vai escolher os ocupantes dos cargos do segundo escalão. A turma do PMDB não deixa nem a empregada se aproximar do telefone.
E o Edson Lobão ainda fez a maldade de espalhar que virou ministro dessa maneira. Que maldade, Lobão! Tem gente sem dormir por causa disso!



domingo, 3 de fevereiro de 2008

Encontros com Vinícius de Moraes (3): Drummond

"Acho que o Drummond é um sujeito que sabe muito mesmo. E eu acho que justamente ele sabe nas linhas intermediárias da pauta (...) Ele é um poeta nos intervalos"

(entrevista ao Pasquim em 1969, publicada no livro "Encontros" da Azougue Editorial)

Ziriguidum em Penedo

PENEDO (RJ) - Domingo chuvoso de carnaval em Penedo. O silêncio da tarde é quebrado por um bloco que não sabe bem para onde vai. O nome é "Nóis qué" (criativo). O abadá é verde-fosforescente.
O componente mais animado é um labrador que ia na frente. Vestia o abadá verde e traz um lenço vermelho no pescoço. Deve ser PDT. Simpático.
O bloco passou e dobrou uma esquina. Um bloco de verdade não dobra uma esquina. Um bloco e um exército não dobram a esquina, seguem em frente.
Mas o "Nóis Qué" dobrou.
Modernidades do carnaval em Penedo.