quarta-feira, 28 de maio de 2008

Intolerância (2)

Tem um argumento novo por aí.
Muito interessante. Muito pertinente.
Ontem, numa banca de jornal em Vila Isabel, ele me foi apresentado novamente. Passava eu pela banca e fui ferido por essa "bala perdida verbal".

A tese é a seguinte: se o Fluminense ganhar a Libertadores, o Botafogo, que passaria a ser o único clube carioca sem a conquista, se tornaria um time pequeno. Um América. Ameriquinha, para ser mais exato. Um Banguzão.
Essa tese, para alguns, tem um desdobramento ainda mais trágico: o Botafogo acabaria. Ficaria tão inexpressivo que acabaria. Uma chama que se apagaria.

O Botafogo vai acabar! (e ainda vão colocar a culpa no Perivaldo, aquele cachorro com a estrela no pêlo...tadinho dele e de sua patinha fria...).
Estranho. Eu achava que o que mantinha um clube vivo era a ligação com os seus torcedores. Mas me enganei. O sucesso alheio é fatal. Só os "dinossauros" não entendem essas coisas modernas. O mundo mudou para melhor, otários!
Em primeiro lugar, os maiores esforços para acabar com o Botafogo partem de dentro do próprio clube. Nos últimos anos tivemos alguns Hércules e seus 12 trabalhos que atuaram com competência para alcançar esse objetivo. Quase conseguiram...
Mas quero voltar ao argumento acima. Se o Fluminense for campeão o Botafogo vai acabar!! Alvinegros, aproveitem!!!!É só até o fim da Libertadores (eu acho que vai dar Fluzão)!! Depois não tem mais!!

Tenho medo desse tipo de raciocínio. Não por causa do Botafogo. Tem muita coisa mais importante do que o Botafogo e o futebol.
Tenho medo do que está por trás desse raciocínio.

"Você não TEM, então não faz parte".
"Você é inferior, portanto não pode sentar conosco".

"Você ganha mal, então você é um merda".
"Você não tem um carro do ano, então você está por baixo".
"Você não tem título, glória, louros, currículos, então não será ouvido, convidado, amado".

Tenho medo desse tipo de coisa.
Quem conhece um pouquinho de história sabe o que esse tipo de coisa já fez muito mal ao mundo.
Toc, toc, toc.

P.S.: Sempre tive simpatia pelo Manchester United. Se o Fogão, acabar, serei Manchester. Espero que os amigos do Botafogo da Paraíba e do Botafogo de Ribeirão Preto não fiquem magoados. Mas é que o mundo é uma Liga dos Campeões. E eu não quero torcer para mais um clube que pode acabar. Aí vou virar pé-frio. Vocês entendem, né?


Um comentário:

Unknown disse...

Boa amigo,tb serei torcedor do Manchester,afinal,Cristiano Ronaldo é melhor que Lucio Flavio...