sábado, 22 de setembro de 2007

Bienal do Livro: uma feira mística

Eu desisti definitivamente de ser místico em 1981, quando Everton marcou o terceiro gol do São Paulo e eliminou o Fogão na semifinal do Campeonato Brasileiro. Ali eu percebi que o mundo tinha um caráter duvidoso e decidi caminhar pelas próprias pernas . Mas ontem, na Bienal do Livro, percebi que as pessoas estão cada vez mais místicas.
É impressionante a quantidade de estandes de editoras de livros religiosos, místicos, misteriosos, de auto-ajuda. E como eles vendem!! Vi uma senhora sair com uma bolsa que tinha pelo menos seis ou sete livros e todas as respostas para os enigmas do mundo e da alma. Impressionante como as mulheres estão místicas (pensando bem, acho que eu tenho que me tornar místico...).
Muita gente está atrás das respostas, mesmo sem saber as perguntas. Ontem na Bienal tive a certeza disso. Aliás, estou sendo injusto. Os místicos também sabem quais são as perguntas. Ontem as principais eram: "tem desconto?" e "dá para parcelar no cartão?".
Afinal de contas, há de se praticar a auto-ajuda.

Nenhum comentário: