quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O tomate da Pantanal

PENÁPOLIS (SP) - Estou em Penápolis, interior de São Paulo. Onde é? Você não sabe???? É perto de Araçatuba, Birigui e Glicério (lindo nome).
Melhorou? Já se localizou?
Estou aqui a trabalho. Achei que essa explicação já estaria implícita na afirmativa "Estou em Penápolis", mas uma ressalva é como papel higiênico: pode sobrar que sempre vai ser útil.
Mas antes de falar de Penápolis eu gostaria de descrever duas experiências no meu trajeto desde a Cidade Maravilhosa. Desembarquei em Congonhas (o que já é uma vitória) e peguei um avião da Pantanal, com escalas em Bauru e Araçatuba (bom, né?). Depois, mais 50 km de carro até Penápolis. Táxi dirigido pela senhora Márcia Regina, que parecia irmã da Fafá de Belém. Sem aquela risada, graças a Deus.
Mas o que eu queria revelar é algo mais surpreendente. O avião da Pantanal tinha hélice. Desculpa, mas isso me surpreendeu, pelo visto sou um desinformado sobre aviação (se eu espalhar muito isso por aí posso parar na ANAC...). Eu pensei que não existiam mais aviões com hélice. Eu achava que só encontraria uma hélice num museu. Ou num brinquedo.
Já desapontado com a hélice (desapontado e preocupado), eis que a moça da Pantanal (bonita, por sinal), me serve o almoço. Carne assada fria (coisa moderna) com uma salada de macarrão com azeitonas (fria e também moderna). Junto veio uma cumbuca (cumbuca é do tempo da hélice) com uma salada composta de beterraba (odeio), vagem (odeio especificamente a que veio na cumbuca) e ele...o tomate.
Meus caros, nunca vi um tomate com aquele aspecto. E eu gosto de tomate. Um vermelho desanimado, uma fisionomia pálida, uma falta de esperança na vida. Tranquilizei-o ("não vou lhe comer"), puxei assunto, mas ele não queria nada. Era um tomate derrotado. Ali, jogado na beterraba, sem projeto de vida. Uma coisa triste.
Se a janela abrisse, eu o jogaria na hélice, em pleno vôo. Tenho certeza de que essa era a vontade dele. Ele não queria mais viver.
Mas eu quero. Por isso não o comi.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro colega alvinegro tudo bem?
Vc está na terra de Sabrina Sato aquela japa gostosa do pânico!!!

Max...goleiraço!!!

Saudações alvinegras!!!