sábado, 22 de setembro de 2007

Bienal do Livro: as figuras exóticas

Elas estavam lá. Todas. De dois em dois anos eu as encontro (que saudade....). As figuras exóticas da Bienal do Livro. Sem elas, Bienal não é Bienal.

1) Professoras-histéricas-guias-de-alunos-com-o-diabo-no-corpo: Pedro Almodóvar esteve na Bienal antes de fazer "Mulheres à beira de um ataque de nervos". E se inspirou nas professoras, santas que levam seus alunos em busca do saber. Algumas são figuras bíblicas. Ontem, vi uma que parecia Moisés levando seu povo para atravessar o Mar Vermelho. O mar se abriu e foi criança para tudo quanto é lado. Vermelho mesmo estava o rosto dela, perto de fazer uma loucura. Calma, Tia!

2) As normalistas da Terceira Idade: são figuras rodrigueanas. Acho o maior barato que as pessoas busquem seus sonhos independentemente da idade, mas não deixa de ser exótico ver uma mulher de quase quarenta anos de uniforme com meia branca até o joelho. Mas, no fundo, é bonito. É um traço de pureza. É um desafio ao tempo. Fiquei com saudade da minha bota ortopédica, que usei até 8 anos para curar o meu pé chato (não curou e a chatice subiu, tomando conta do resto do corpo).

3) O vendedor-que-não-sabe-nada: ele geralmente disfarça e devolve com uma pergunta difícil. Mas alguns são desatentos (estou sendo elegante). "Senhor, quem é o autor?" é a pergunta que a gente mais ouve depois de dizer o nome do livro e O NOME DO AUTOR!.

4) Crianças: o verdadeiro ser humano puro. O futuro do Brasil. Um sopro de vida em nossos corações. Mas precisa correr e fazer pique-esconde na Bienal, porra?!?!?!!?

5) O rapaz-ou-moça-do-caixa-e-a-pergunta-cretina: o sujeito compra quatro livros. E recebe a pergunta: "O senhor quer bolsa?". Não, amigo, precisa, não...Ele é equilibrista, vai levar na cabeça.


Um comentário:

Unknown disse...

mas isso aqui tá bom demais! foi pra pequena lista de favoritos rapidinho.
beijo.